sábado, 28 de abril de 2012

Exercício 5 - Sistema Construtivo

Na última aula de maquetes da UFRGS iniciamos o exercício 5. A primeira etapa desse exercício consistia em fazer uma estrutura com vigas em U e em I, o que dá mais resistência e mais facilidade na hora da montagem. Essa vigas estão evidenciadas nas fotos a seguir. As vigas em I foram montadas a partir de retângulos de 1cm de largura e 8,5cm de altura, que foram encaixadas de três em três, o que garante maior estabilidade à estrutura devido a facilidade de encaixe das peças. Já as vigas em U, foram criadas com retângulos de 1,5cm de largura por 8,5cm de altura, dobradas de 0,5 em 0,5, como se formassem um C. 

Vigas em I (vista lateral)

Vigas em I (vista superior)

Vigas em U (vista lateral)

Vigas em U (vista superior)
A montagem dessa estrutura dá a ideia de esqueleto do prédio, o que dá sustentação à construção.
 ''Esqueleto'' da construção



 




Seguindo o exercício, devíamos criar vedações para a estrutura utilizando diferentes materiais. Para as paredes, utilizei madeira balsa, palitinhos de churrasco e capinha de plástico de CD. O teto foi feito com papel Pluma, a própria estrutura é feita de papel Hurley e o piso de papel EVA.

Abaixo está uma montagem de fotos que foca a entrada de luz e a composição feita pela utilização dos palitinhos. A utilização do calunga também dá a ideia de dimensão do ambiente. O escuro em contraste com o claro da iluminação cria um efeito sobre o piso e até mesmo nas paredes, evidenciando alguns elementos.



A seguir temos uma sequência de fotos, que mostram alguns detalhes da maquete pronta. Vale lembrar que o objetivo do exercício não era de criar uma função para a maquete, mas apenas utilizar e testar diversos materiais, tanto na forma quanto na textura e composição destes.


O efeito de luz e escuro está evidenciado nesta foto, e devido a isso aparece somente a silhueta do calunga.

Maquete pronta sem efeitos de luz, apenas representando a forma final.

Abaixo algumas fotos do mesmo ângulo, apenas modificando o efeito de luz. Dependendo da inclinação da incidência e da câmera, percebemos diferentes textura, como os palitinhos no teto e o isopor no chão.






As seguintes fotos continuam com a ideia de foco de luz. 


Iluminação através da parede de palitinhos.

Ambiente finalizado.


Abaixo algumas fotos da maquete finalizada.








Nesta foto percebemos o detalhe do acabamento com a viga em C no teto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário